Estratégia de Conteúdo para 2019
Google já deixou bem claro, por diversas vezes, que os dois fatores de ranqueamento mais importantes são, e continuarão sendo, conteúdo e links para o seu website.
Para aqueles planejando uma estratégia de SEO para 2019, nossa sugestão é que você pense em 2020 ao criar seu conteúdo e o código que o sustenta, juntamente com o design de um plano de marketing de conteúdo que resolve problemas do seu ramo, e que consequentemente, atrai links, menções, e citações organicamente.
Em consideração ao conteúdo, leve seus redatores de conteúdo e desenvolvedores web para uma sala e faça as seguintes perguntas:
- As páginas de nosso site são as mais profissionais e mais fáceis de se navegar, não importanto o dispositivo ou velocidade do sinal de internet?
- As nossa páginas performam bem com a ferramenta de teste do Google, que inclui insights em dispositivos móveis, desktop e velocidade?
- Nós estamos usando os serviços e tecnologias de aceleração da página, como uma rede de entrega de conteúdo (CDN) ou usando AMP para os usuários em dispositivos móveis?
- A nossa página resolve melhor o problema do nosso cliente ideal, ao comparar com páginas que ranqueiam no topo do Google?
- Nós estamos maximizando a quantidade de structured markup que nós podemos oferecer em cada página para Rich Snippets e Rich Cards?
- As nossa páginas são HTTPS padronizadas e protegidas de DDoS e ataques de malware?
- As nossas páginas oferecem uma quantidade de conteúdo diversificado o suficiente, assim como vídeos exclusivos, ilustrações e conclusões que, de fato, ajudam?
- As nossas páginas são boas a ponto de até mesmo um concorrente linkar para elas ou curar um trecho (snippet) delas?
- Nós fizemos trabalho forense o suficiente, para entender todas as maneiras que um visitante pode vir a procurar por nós, e construímos uma taxonomia ao redor dessa pesquisa?
- Nós temos um calendário vivo de conteúdo, que resolve problemas e ajuda os usuários, com nomes de micro influenciadores que planejam contribuir?
Estratégia de Link Building para 2019
Em consideração a atrair links, leve os redatores de conteúdo e equipes de RP Digital para uma reunião e faça as seguintes perguntas:
- Quem são os indivíduos, empresas e influenciadores que frequentemente compartilham ou se subscrevem para conteúdo da concorrência?
- Quem são os experts de nossa indústria que não estão atualmente empregados por um concorrente que possa fazer embaixadores da marca
- Nós já contribuimos, de uma forma ou de outra, a todos os websites de nossa indústria (ramo) ou, caso seja local, todos os websites regionais?
- Quais programas temos organizados para doar tempo, expertise, ou instruir estudantes de universidades e startups?
- Quais eventos nós agendamos para contribuir o nosso tempo de experts top para palestras ou participar de painéis de discussão?
- Nós já concluímos trabalhos de autoridade, como um livro ou produto com informação para construir nossa autoridade na nossa indústria
- Nós temos um guia de autoridade online para nossos produtos ou serviços, como um “Melhor Guia para …” que nós podemos promover?
- Qual ferramenta ou CRM nós estamos usando para encontrar, manter to find, keep track of, and create reports from our link-earning efforts? (Buzzstream é nosso favorito)
- Nós estamos maximizando nossos perfis de mídias sociais ao estar nas conversas e discussões de nossa indústria, que acontecem todos os dias, compartilhando cases, blog posts e dicas?
- O nosso website oferece o melhor glossário dos termos da indústria com ilustrações, comentários e outros recursos que nem a Wikipedia conseguiria competir contra?
Reuniões semanais sobre a otimização de busca são cruciais para ajudar os membros da equipe a estarem sempre buscando melhorar, e nunca é desaconselhado contratar um ou mais consultores para participar dessas reuniões, especialmente se você os contratou inicialmente para criar um plano estratégico completo de SEO.
2019 verá vencedores desses profissionais de SEO que realmente fazem parte da comunidade do inbound marketing, seguindo as novidades dessa indústria, se subscrevendo à listas de experts no Twitter, e grupos onde todos os experts conversam e interagem. Seja maleável, receptivo, e teste absolutamente tudo.
O que você está planejando fazer em 2019? Deixa uma mensagem pra gente nos comentários abaixo.